segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

ABRAR - Associação Brasileira de Administração Reformacional



Maarten J. Verkerk (1953) worked as a factory manager for Philips for many years. He has published several books on the theory of organisation. His work is positioned at the crossroads between the Dutch school of Socio-Technical Systems Design and the Christian-philosophical tradition of social criticism.

Estamos trabalhando para surgimento de uma Sociedade Científica em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES com os pressupostos filosóficos reformacionais. Temos nos pensadores expostos a inspiração e reflexão acadêmica de alto nível, dialogando e pensando com estes filósofos calvinistas para pensar em uma Teoria da Administração Reformacional ou Calvinista relevante para o mundo empresarial.

Temos no livro TRUST AND POWER ON THE SHOP FLOOR: An ethnographical, ethical, and philosophical study on responsible behaviour in industrial organisations, autoria do Prof. Dr. Maarten J. Verkerk, os princípios para o desenvolvimento de uma administração com fundamentos epistemológicos reformados.




Outro pensador para a nossa inspiração é o economista, Prof. Dr. Bob Goudzwaard, professor emérito de Teoria Econômica da Universidade Livre de Amsterdam/Holanda, como inspiração para o desenvolvimento de uma CIÊNCIA ECONÔMICA CALVINISTA OU REFORMACIONAL. (Associação dos Economistas Calvinistas). Leia mais sobre este grande economista...

Outro pensador neo-calvinista de inspiração para uma Teoria da Administração Reformacional é o Prof. Dr. Egbert Schuurman (1937 - ).



Prof. Dr. Egbert Schuurman Is a teacher of Reformational philosophy at the Universities of Delft and Eindhoven and at the Agricultural University of Waneningen in the Netherlands. He is also a member of the Senate of the Dutch parliament. He studied under Dooyeweerd and Van Riessen at the Free University in Amsterdam. His latest book The Technologcal World Picture and an Ethics of Responsibility. (Dordt Press, 2005)is available here.













Tradição reformada neo-calvinista kuyperiana – Dr. Abraham Kuyper – Teólogo, Filósofo, Educador, Estadista, Fundador da Universidade Livre de Amsterdam (Vrijie Universiteit) em 1880 e Primeiro Ministro da Holanda entre 1901-1905; Leia mais sobre este grande educador e estadista cristão...

Tradição reformada neo-calvinista dooyeweerdiana – Dr. Herman Dooyeweerd - Jurista e Professor de Filosofia do Direito na Universidade Livre de Amsterdam (Vrijie Universiteit), é considerado pelo intelectual italiano Giorgio Delvecchio como o “filósofo mais profundo, inovador e penetrante deste Kant” - Leia mais sobre este grande jurista...

Tradição reformada neo-calvinista plantingiana – Dr. Alvin Plantinga – Atual Professor na Universidade de Notre Dame/EUA e uns dos maiores epistemólogo (epistemologia reformacional) da atualidade. Leia mais sobre este grande pensador...


Tradição reformada neo-calvinista – Dr. Nicholas Paul Wolterstorff – PhD em Filosofia pela Universidade de Harvard, sendo Professor Emérito da Universidade Yale/EUA e Professor no Calvin College, Universidade de Harvard, Universidade de Princeton, Universidade Oxford e Universidade Livre Amsterdam. Leia mais sobre este grande pensador...

O Dr. Roy A. Clouser tornou-se recentemente um dos maiores divulgadores da filosofia reformacional, fundada por Dooyeweerd e Vollenhoven. O próprio Clouser foi instruído diretamente por Dooyeweerd, freqüentando sua casa e discutindo filosofia duas ou três vezes, durante um período de quatro meses em que esteve na Holanda. Clouser obteve seu Ph. D. pela Universidade da Pennsylvania em 1972, com uma tese intitulada "Transcendental Critique, Ontological Reduction, and Religious Belief in the Philosophy of Herman Dooyeweerd". Foi professor por 34 anos (a partir de 1968) no The College of New Jersey. É também músico. Seus interesses são a filosofia da religião, metafísica, filosofia da ciência e religiões comparadas. Atualmente leciona, como professor emérito na mesma instituição, filosofia moderna, filosofia da religião, metafísica e relações entre ciência e religião.

A fama o alcançou por seu livro The Myth of Religious Neutrality: An Essay on the Hidden Role of Religious Belief in Theories ("O Mito da Neutralidade Religiosa: Um Ensaio sobre o Papel Oculto da Crença Religiosa nas Teorias"), lançado em 1991 pela University of Notre Dame Press. Nesse livro Couser argumenta que toda teoria científica ou filosófica pressupõe algo como sendo divino, no sentido de ser a realidade absoluta e não dependente. Nesse sentido, todo pensamento teórico seria "religiosamente regulado". A crença em certa divindade regula internamente as teorias de modo que a compreensão das entidades postuladas pela teoria é determinada pela natureza da "divindade" pressuposta. Clouser argumenta ainda que essa regulação não se deve a uma mera influência histórica ou social, mas é parte necessária e integrante do próprio ato de teorização, sendo, portanto "universal e inevitável". Clouser apresenta o estudo de alguns casos em matemática, física e psicologia para ilustrar seu ponto, e apresenta uma proposta alternativa: essa regulação produziria um resultado bastante diferente, se a crença religiosa controladora do processo teórico fosse à crença em Deus.

O pensamento de Clouser segue a filosofia do holandês Herman Dooyeweerd, que ele reapresenta de um modo verdadeiramente original. Ele mostra que não existe neutralidade religiosa na ciência ou na filosofia, e que a crença teísta proporciona uma ontologia radicalmente não-reducionista que pode ser aplicada em todos os campos da ciência e da filosofia, com resultados surpreendentes.

O livro de Clouser foi indicado para o American Academy of Religion Excellence Award e para o Grawemeyer Award in Religion. Na primavera de 2005 apareceu uma segunda edição do livro, totalmente revisado e aumentado, e estão em preparação traduções em espanhol e alemão. Além desse livro Clouser publicou outro sucesso: Knowing with the Heart ("Conhecendo com o Coração"), pela InterVarsity Press, em 1999. Nessa obra, escrita em forma de um diálogo entre um cristão e um cético, Clouser procura mostrar, a partir da ontologia teísta de Dooyeweerd e de conceitos de Pascal, que há vários tipos de conhecimento, ligados a diferentes tipos de crenças básicas. Assim há critérios de justificação diferentes para cada tipo de crença; e que o conhecimento da fé é um tipo específico, que dá origem à visão que alguém sustenta sobre o aspecto "divino" da realidade (o mesmo tratado em sua obra mais famosa). Clouser também escreveu numerosos artigos, em revistas como Critica e Filosofia Reformata, e capítulos de livros, dos quais se destacam as contribuições para a série Facets of Faith and Sciente do Pascal Centre for Advanced Studies in Faith and Science (o texto integral de algumas dessas contribuições está disponível no site de CLouser). Atualmente está trabalhando em um livro que possivelmente será intitulado Belief in God and Strategies for Theories, pela University of Notre Dame Press. Leia mais sobre este grande pensador..

++++
ABRAR - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO REFORMACIONAL
(Grupo Virtual) - Possível encontro em 2013 - em Oração.


Pressupostos Filosóficos e Referencial Teórico:

- Identificação teórica com a Stichting voor Christelijke Filosofie / Association for Reformational Philosophy (Holanda) - http://srw.webadres.nu/index.php  - e seu veículo principal, a revista PHILOSOPHIA REFORMATA - http://www.philosophia-reformata.org/content/home . Hermenêutica Reformacional Criação-Queda-Redenção;

- Absorção epistemológica TEO-REFERÊNCIA do CPAJ - Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper / Instituto Presbiteriano Mackenzie – http://www.mackenzie.br/

- Desenvolvimento da tradição filosófica reformada neo-calvinista na realidade social brasileira a partir do debate da AKET – Associação Kuyper de Estudos Transdisciplinares – http://www.aket.org.br/ / L'Abri Brasil http://www.labri.org/brazil/index.html

- Contribuição da Nova Epistemologia Reformada de ALVIN PLANTINGA - http://alvinplantinga.blogspot.com/  e NICHOLAS WOLTERSTORFF - http://nicholaswolterstorff.blogspot.com/

Propósito:

Formar uma “Escola de Pensamento de Administração” de excelência, fundamentados em uma epistemologia reformada e reformacional.

Missão:

- Ser uma sociedade científica produtiva, desenvolvendo-se como uma corrente de teoria de administração, metodológica e epistemológica de alto nível acadêmico, superando todos os elementos reducionistas do naturalismo filosófico na compreensão e ensino de filosofia.

Objetivos 2011 até 2021:

1. Criação da ABRAR – Associação Brasileira de Administração Reformacional;
2. Criação e Divulgação da Revista Científica ADMINISTRAÇÃO REFORMATA;
3. Criação e manutenção do Prêmio Científico de Administração para Monografias, Comunicações Científicas, Dissertações e Teses sobre a ADMINISTRAÇÃO REFORMACIONAL.
4. Um grupo de estudos em ADMINISTRAÇÃO REFORMACIONAL em cada faculdade de filosofia e ciências humanas, exatas e aplicadas no Brasil e países de língua portuguesa.
5. O reconhecimento da disciplina ADMINISTRAÇÃO REFORMACIONAL em todos os cursos de Filosofia e Ciências Sociais no Brasil e países de língua portuguesa.
6. Cursos e Seminários da Administração Cristã e Reformada nas comunidades e organizações cristãs.
7. Desenvolvimento de cursos online, publicação de livros e divulgação da ABRAR.

Princípio Metacategorial da Administração Reformacional:

- JESUS CRISTO é o FUNDAMENTO e o SENHORIO Epistemológico
(Gn. 1:1; I Co. 3.11; II Co. 10:4-5; Col. 2:3; PV.1:7);

Prof. Luis Cavalcante - http://luis-cavalcante.blogspot.com/
Fundador e Coordenador do ICER - Instituto de Cultura e Educação Reformada

E-mail: prof.luiscavalcante@bol.com.br

GRUPO VIRTUAL: http://www.grupos.com.br/group/administracaoreformada