sexta-feira, 11 de setembro de 2009

ECONOMIA SUIÇA É A MAIS COMPETITIVA DO MUNDO

Na classificação 2009-2010 do Fórum Econômico Mundial (WEF), a Suíça aparece como a economia mais competitiva do planeta.

Cingapura aparece em 3° lugar. Portugal mantém o 43° lugar e o Brasil é 56°. Na América Latina, o Chile continua liderando (30°).

Apesar da crise econômica, a economia suíça conserva uma excelente capacidade de inovação tecnológica e se caracteriza por sua cultura comercial। A Suíça também deve seu primeiro lugar por seus institutos de pesquisa científica e por estreita colaboração entre as universidades e a economia.

Destaques

Suas instituições públicas estão entre as melhores do mundo e existe uma grande independência do poder judiciário. A infraestrutura é considerada excelente. Os mercados financeiros se enfraqueceram um pouco, refletindo especialmente as dificuldades do setor bancário.

Esses são alguns dos critérios avaliados pelo WEF em que a Suíça se destaca.

Crise nos Estados Unidos

Os Estados Unidos perderam o primeiro lugar na classificação devido à crise no seu sistema financeiro e à deterioração da situação fiscal.

Cingapura subiu dois pontos na classificação e este ano aparece em 3° lugar। Segundo o WEF, a confiança nas instituições foi reforçada e o país também se destaca pela eficácia de seu mercado de bens e mercado de trabalho.

A Suécia mantém-se no 4° lugar em competitividade e a Dinamarca perde dois pontos। A Finlândia está em 6°, à frente da Alemanha (estável) e do Japão (que ganha um ponto)। Seguem-se Canadá (9°) e Holanda (10°).

Portugal mantém-se Entre outros países europeus, a Grã-Bretanha perde um ponto (13°) devido as dificuldades de sua praça financeira. A França se mantém (16°) e a Espanha, muito atingida pela crise, perde quatro pontos (33°). Portugal também mantém sua posição (43°) e a Itália ganha um ponto (48°).

Na América Latina, o Chile mantém sua liderança competitiva (30°) e o Brasil aparece em 56° lugar, ganhando oito posições। O relatório do WEF analisou as economias de 133 países। Os dados foram coletados entre janeiro e junho deste ano.

OS DEZ MAIS COMPETITIVOS

1° Suíça
2° Estados Unidos
3° Cingapura
4° Suécia
5° Dinamarca
6° Finlândia
7° Alemanha
8° Japão
9° Canadá
10° Holanda

Fonte: relatório WEF 2009

Maiores Informações: Claudinê Gonçalves, swissinfo.ch com agências

Nenhum comentário: